Iniciativa transforma 22 toneladas de resíduos plásticos em lixeiras funcionais, reforçando o compromisso da Estre e da Leão com práticas sustentáveis e economia circular.
No dia 16 de setembro de 2024, a Estre marcou um importante avanço em sua parceria com a Leão Alimentos e Bebidas, ao entregar o primeiro projeto de Economia Circular na fábrica localizada em Fazenda Rio Grande, Paraná. O projeto, pioneiro para a Estre, transformou 22 toneladas de resíduos plásticos coletados internamente nos processos de envase de saches em lixeiras funcionais de diferentes tamanhos, que serão utilizadas nas operações da própria fábrica.
A iniciativa envolveu todos os colaboradores da produção e contou com o trabalho da equipe de Gerenciamento Total de Resíduos da Estre, que coordenou a captação, segregação e logística dos plásticos recicláveis até o retorno dos materiais processados em forma de lixeiras. Este ciclo fechado de reaproveitamento de resíduos reforça o compromisso das duas empresas com práticas mais sustentáveis e a redução do impacto.
A entrega do projeto foi celebrada em um coffee break oferecido pela Estre ao time de Meio Ambiente da Leão, onde foram detalhadas todas as etapas do projeto, além da apresentação de futuros planos relacionados à Economia Circular. O evento destacou a importância de engajar colaboradores e ampliar o alcance de práticas sustentáveis dentro da empresa.
Elizeu Golinelli, encarregado de Operações da Estre, compartilhou sua satisfação com o projeto. “Sou grato por fazer parte desta iniciativa de economia circular entre Estre e Leão Alimentos. A transformação de resíduos plásticos em lixeiras mostra como uma parceria estratégica pode transformar desafios ambientais em soluções práticas e sustentáveis”, afirma.
O impacto positivo da ação também foi reforçado por Luiz Henrique Teixeira, coordenador Comercial da Estre. “É um lindo projeto com o intuito de engajar os colaboradores da Matte Leão e mostrar que é possível transformar os resíduos recicláveis em produtos e insumos utilizáveis no dia a dia de trabalho”.
Esse projeto simboliza mais um marco na trajetória da Estre, que segue inovando e fortalecendo parcerias para a construção de um futuro mais sustentável.





