No último Estrecom e na campanha interna que realizamos ao longo do mês de junho, nós reforçamos o papel da Estre Ambiental como protagonista em proteger o meio ambiente através de soluções que visam a construção de uma sociedade mais sustentável. Trouxemos também a cobertura das atividades realizadas pelo Instituto Estre na 1ª quinzena do mês, mas nossas ações não pararam por aí. Confiram cada uma delas a seguir!
Participação da Estre na live do BNews
Em meio às campanhas do mês, o portal de notícias BNews, por meio de seu webprograma, promoveu uma série de lives para abordar temas como sustentabilidade, energias renováveis e consumo consciente, além de destacar a importância do papel da comunidade na proteção ambiental.
O Superintende de Meio Ambiente da Estre Antônio Januzzi, no dia 20 de junho, juntou-se às apresentadoras do projeto especial Maiara Lopes e Leana Mattei para falar sobre conscientização e soluções para os desafios ambientais.
Na oportunidade, o executivo falou sobre a Estre Ambiental, ressaltou que as políticas ESG são diretrizes permanentes, que são tidas como diferenciais que beneficiam a sociedade como um todo e também falou sobre o Instituto Estre, que atua em projetos para conscientização ambiental de crianças e jovens.

Caso queira conferir como foi esta live do projeto Junho Verde do BNews, acesse este link.
Ações de Educação Ambiental no Aterro de Piratininga
No dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o aterro de Piratininga/SP da Estre Ambiental promoveu uma série de ações com foco em educação ambiental. A 1ª delas foi um encontro com os profissionais da coleta seletiva dos turnos da manhã e da tarde para tratar de temas como sustentabilidade, coleta seletiva, reciclagem e separação de resíduos. Cerca de 17 colaboradores participaram do bate-papo.


Já no período da tarde os profissionais do aterro receberam a visita de 100 alunos da 1ª série do ensino médio da escola Eduardo Velho Filho. Durante a atividade, que foi realizada em parceria com a Prefeitura da cidade, as crianças puderam conhecer as instalações do aterro para entender seu funcionamento, assistiram um vídeo educativo sobre sensibilização ambiental e descarte correto de resíduos e tiraram suas dúvidas.



Guatapará prepara seus profissionais para a licença de operação de aterro
Ao longo do mês de junho, os educadores do Instituto Estre realizaram um cronograma de diálogos com os profissionais da unidade para reforçar as exigências técnicas que estão na licença de operação do aterro emitida pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
A abertura das atividades ocorreu no dia 5 de junho e contou com a participação de 30 colaboradores. No dia 7, 12 e 21 de junho, a Patrícia Pereira, analista ambiental da Estre orientou os profissionais sobre temas como substâncias odoríferas, avifauna e a importância da compactação e cobertura nos aterros. Entre outros tópicos que foram abordados pela especialista, estavam a drenagem de chorume, gases, águas pluviais e classificação de resíduos.

Já no dia 14, foi a vez do Caio Cesar, Topógrafo da Estre falar sobre o monitoramento geotécnico que é realizado nos aterros. Seguindo a programação, no dia 22, o Julio Yoji Takaki, secretário do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Guatapará comentou sobre o tratamento de esgoto, recuperação de nascentes e controle de queimadas.

O encerramento das atividades aconteceu no dia 24 de junho com uma visita dos familiares dos colaboradores as mediações do aterro. Cerca de 40 pessoas, entre adultos e crianças participaram da atividade que foi guiada pelos educadores do Instituto Estre.

Ações da 2ª quinzena de junho do Instituto Estre
Regional Sul
Entre os dias 13 a 15 de junho, o Instituto esteve presente na Feira da Família Folhas de Sustentabilidade a convite da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba. Cerca de 3 mil pessoas, entre representantes do poder público e instituições visitaram o stand da Estre na Rua XV de Novembro e puderam participar das atividades que incluíram a mostra de painéis sobre o Ciclo de Vida dos Produtos, totens de quebra-cabeça. Também houve a exposição da maquete pedagógica sobre destinação de resíduos no Brasil, distribuição de materiais informativos e exposições de acervo dos materiais pedagógicos produzidos e organizados pelo Instituto Estre.


No dia 14 de junho foi a vez do Instituto e a Estre Ambiental integrarem a Semana de Meio Ambiente da empresa Keune em uma palestra realizada pela Heloize Souza sobre consumo, gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.
Além de uma apresentação institucional sobre os projetos realizados pelo Instituto Estre, os 80 participantes, entre colaboradores e diretores, também participaram de uma dinâmica sobre o ciclo de vida dos produtos, os principais tópicos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dicas de boas práticas e distribuição de materiais informativos.


Outro destaque na região Sul foi a reabertura das visitas mediadas pelo Instituto Estre no CGR Iguaçu. Nas últimas semanas, cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores de instituições de ensino públicas e privadas puderam conhecer de perto as operações da Estre Ambiental em Fazenda Rio Grande com o acompanhamento das educadoras do Instituto Estre.
