Iniciativa de automação no abastecimento de combustível aprimora o controle, reduz filas e garante maior agilidade nas operações da Estre.
Iniciado no ano passado, o projeto de automação de combustível da Estre em conjunto entre as áreas de CCO, Frotas e TI, com apoio do setor de almoxarifado, trouxe grandes melhorias para as operações de abastecimento, com o objetivo de eliminar quatro processos manuais que geravam filas nos caminhões e retardavam a fluidez das atividades. Através da implementação de tecnologia de ponta, conseguimos otimizar o tempo, garantir maior celeridade nas informações e aumentar a assertividade no controle do consumo de combustível.
Uma das inovações mais importantes foi a criação de um QR Code exclusivo para cada veículo da frota. Este código permite que todas as informações sobre o consumo de combustível sejam acessadas diretamente via telemetria, proporcionando um acompanhamento em tempo real e maior controle sobre o desempenho de cada veículo. Além disso, realizamos treinamentos com os frentistas e reformulamos os indicadores de consumo, permitindo que as equipes agora possam verificar esses dados diretamente no sistema.
O projeto foi 100% implantado em diversas operações, incluindo os aterros, resíduos de saúde, coletas públicas e outros serviços, como contratos domiciliares, seletivos, especiais, e também o manejo de resíduos de saúde. Isso garantiu uma abrangência completa e eficiente de todos os processos relacionados ao abastecimento e consumo de combustível da Estre.
Outro ponto relevante do projeto é a implementação de benefícios operacionais, como a possibilidade de registrar os abastecimentos diretamente no sistema SAP, otimizando o processo de gestão e aumentando a precisão das informações. Com esses avanços, a Estre não só conquistou maior eficiência na gestão de combustível, como também reforçou seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua das operações.
Karine Silva, analista de SAP, ressalta que foi muito gratificante fazer parte do projeto de automação de combustível, especialmente ao trabalhar nas
parametrizações funcionais. Apesar dos desafios a satisfação de ver tudo
funcionando no final compensou cada esforço. Contribuir para uma solução que
trouxe tanta eficiência e inovação me deixa orgulhosa e motivada a enfrentar
novos desafios com a mesma dedicação ajudando sempre os meus parceiros de
trabalho.
Sara Souza, Analista de Frota, reforça que no início do projeto não tínhamos ideia da magnitude e impacto positivo que teria em toda companhia, posso afirmar que a sinergia entre as áreas envolvidas foi fundamental para o sucesso desse projeto. Desde junho de 2024 foi feita uma força tarefa com reuniões semanais, treinamento in loco, aplicação de melhorias e desenvolvimentos no sistema e integração com telemetria dos veículos onde em menos de 6 meses todas as unidades começaram a utilizar o novo sistema de abastecimento, hoje estamos trabalhando para atingir 100% dos abastecimentos via sistema, com a sinergia criada não estamos longe disso.
Adilson Rocha de Oliveira, Frentista, afirma que “Agilizou o processo de Abastecimento, as baixas são diretas, diminuiu a anotação no papel e com o rastreador a informação de KM e horimetro é automática. Ganhei mais tempo para fazer outras tarefas como Abastecimento de arla, recebimento de diesel, acompanhamento dos tanques e organização do posto”
Luiz Bodot, Analista de Planejamento, fala sobre a importância da implantação de soluções integradas na gestão de consumo combustível proporciona maior assertividade e velocidade de informações, menor quantidade de processos manuais e melhor controle de custos.
Esta integração estratégica entre telemetria (INLOG) e ERP (SAP) também gera oportunidades para automação de manutenções preventivas, tendendo a menos falhas e custos inesperados.
É muito gratificante participar desta implantação interna que proporciona economia de custos e fomenta cultura de inovação e eficiência operacional.
Sandro Bueno, superintendente de tecnologia da informação, afirma que a Estre da mais um passo no processo de transformação digital em todo o processo de abastecimento com o uso de tablet e aplicativo Fiori, tornando todo o processo de registro de quilometragem e horímetro vinculados ao módulo eletrônico dos veículos, bem como movimentação automática do estoque de combustível do SAP. Sem papel, sem processo manual, sem intermediários… mais um grande resultado obtido entre TI e Operação.


