A implementação do sistema de telemetria amplia o controle e a segurança das operações em diversas unidades da Estre.
Desde julho de 2023, a Estre tem dado passos significativos na implantação do Sistema de Monitoramento e Telemetria (INLOG), com o objetivo de garantir maior rastreabilidade e segurança para veículos, colaboradores e terceiros. O projeto, iniciado na operação de coleta em Curitiba, se expandiu para outras unidades da antiga Regional Sul e agora, mais recentemente, para Ribeirão Preto, onde foi implementado em agosto de 2024.
Ao todo, já foram instalados 309 rastreadores em diversos tipos de veículos, entre pesados, leves e máquinas da linha amarela. Curitiba lidera com 243 veículos monitorados, seguida por Ribeirão Preto com 61 equipamentos. A tecnologia vem aprimorando o controle operacional da Estre, permitindo a gestão de alarmes, leitura de dados de telemetria e automação de processos, como a substituição de relatórios em papel por apontamentos digitais via celular.
O monitoramento 24 horas, já em operação na coleta domiciliar de Curitiba desde julho de 2024, está previsto para ser expandido para a coleta seletiva em outubro de 2024, com a meta de alcançar outras operações da Estre em Curitiba e Ribeirão Preto.
Para o coordenador regional, André Doszanet Elias, os resultados já estão trazendo benefícios claros. “A implantação deste projeto já está trazendo pontos muito positivos para a Estre, e o CCO está muito empenhado em garantir os resultados esperados”, comenta o gestor do projeto. “A utilização de tecnologia será um diferencial competitivo e permitirá que cuidemos melhor dos nossos clientes”, reforça.
O projeto também tem sido bem-recebido pelas equipes operacionais. Para o motorista, Leonardo Andrade da Silva, o sistema INLOG tornou o trabalho mais ágil e eficiente. “A INLOG facilita nosso dia a dia, agilizando procedimentos e eliminando a necessidade de preenchimento manual dos RDs e checklists”, explica um motorista da coleta de Curitiba. “Agora, conseguimos registrar tudo no sistema, o que melhora muito nossos processos”, ressalta.
Já Pamela Santos, gestora em Ribeirão Preto, destaca a importância do sistema para a localização e rastreamento dos veículos: “Um dos grandes benefícios é a facilidade de localizar nossos veículos e ter todo o histórico de trajeto, o que nos permite agir de forma mais rápida e assertiva em atendimentos.”
A Estre segue firme no propósito de adotar soluções tecnológicas que aprimorem a eficiência e a segurança de suas operações, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo e para um serviço de excelência a seus clientes e parceiros.


