Liderança explorou métodos ágeis e o conceito de Mínimo Produto Viável para se adaptarem às rápidas mudanças do mercado.
No dia 9 de maio ocorreu o 6º Encontro de Liderança Inovadora, uma parte fundamental do programa contínuo de desenvolvimento de lideranças. Este encontro, realizado de maneira online, focou em métodos ágeis para a elaboração de projetos, uma habilidade essencial para adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes.
Nosso programa foi estruturado seguindo as três etapas críticas do Design Thinking, uma metodologia que nos ajuda a desenvolver melhores soluções (produtos e serviços) centradas nas reais necessidades dos clientes.
As Etapas do Design Thinking são:
- Descoberta: Nesta fase inicial, os líderes devem empatizar com o mercado e os clientes, para identificar necessidades de valor. Como definimos o problema, é chave para o sucesso da inovação e essa definição do time, guiará o projeto nas próximas etapas.
- Ideação: Geramos ideias criativas que ajudem a solucionar as necessidades encontradas. Fazemos uma etapa de abrir, onde todas as ideias são aceitas, sem restrições nem julgamentos. Depois fazemos uma etapa de fechar, onde priorizamos usando a técnico do One Thing.
- Experimentação: desenvolvemos nosso Mínimo Produto Viável (MPV), uma estratégia utilizada no desenvolvimento de novos produtos e serviços. O objetivo é desenvolver uma versão mínima, porém funcional do novo produto ou serviço para poder validar (a vida real) o valor da solução proposta.
O MPV ajuda a acelerar nossos tempos de implementação, ao mesmo tempo que diminui os riscos e o investimento necessário. Na etapa de experimentação, obtemos aprendizados chave para saber como melhorar a solução que estamos desenvolvendo. Com isso, fica mais fácil poder tomar melhores decisões.
Impacto do Encontro na Liderança da Estre
Este encontro não apenas equipou os líderes com ferramentas técnicas para inovação ágil, mas também reforçou a cultura de inovação dentro da Estre. Ao entender e aplicar o conceito MVP, a liderança da empresa aprende a responder dinamicamente às exigências do mercado e às expectativas dos clientes.